terça-feira, dezembro 13, 2005

Perseu vs Medusa

Perseu, herói da mitologia grega, era filho de Zeus com a mortal Dânae. Logo após o seu nascimento, o avô, Acrísio, abandonou-o no mar numa arca, em companhia da mãe, para que morressem. A corrente, porém, arrastou a arca até à ilha de Sérifo, reino de Polidectes, que se apaixonou por Dânae.

Mais tarde, com o intuito de afastar o filho da mãe, o rei encarregou Perseu de uma perigosa missão: trazer a cabeça da única górgona mortal, Medusa.

Para isso, o herói muniu-se de objectos mágicos: Atena enviou-lhe o seu escudo de bronze; Hermes a foice e informou-o como encontrar a Ninfa do Vento Norte, que lhe emprestaria sandálias aladas, para pairar por cima dos monstros, uma bolsa para guardar a cabeça de Medusa, e o gorro da invisibilidade de Hades.

Usando as sandálias e o gorro, Perseu voou sem ser visto até o lugar onde estava Medusa e as suas duas irmãs, aproximou-se, tomando o cuidado de não olhar directamente para o monstro, e guiado pela imagem reflectida no brilhante escudo que trazia, cortou-lhe a cabeça, levou-a na bolsa e ofereceu-a a Atena, que a pendurou no cinto ou, como dizem outras versões, fixou-a no centro da égide do seu escudo, como protecção contra os inimigos.


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei,mas o certo é elmo da invisibilidade,apropósito,valeu mesmo,me ajudou muito na tarefa de casa.