quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Traição: Sansão e Dalila

Na época bíblica, um homem chamado Sansão, dotado de grande força física, apaixonou-se por uma sacerdotisa filisteia de nome Dalila.

Impedida pelo pai de se casar com Sansão, a bela Dalila escolhe o amor pelo seu povo e a pedido de líderes filisteus aceitou descobrir qual a fonte da força de Sansão.

Por três vezes, perguntou a Sansão de onde vinha a sua grande força e ele por três vezes a enganou.

Primeiro disse-lhe que perderia a sua força se o amarrassem com sete fibras novas de arco, que não tivessem sido postas para secar; depois, se o prendessem com cordas novas, que ainda não tivessem sido usadas; e por último, se tecessem as sete madeixas da sua cabeça com uma rede e a apertassem com um grampo.

Cada vez que o herói adormecia, Dalila fazia o que lhe havia dito, mas quando os filisteus o vinham prender, ele continuava com a sua força.

Dia após dia, a sacerdotisa pressionou Sansão duramente. Finalmente ele contou o seu segredo:

— Uma lâmina jamais passou na minha cabeça... se os meus cabelos forem cortados, a minha força abandonar-me-á e então ficarei fraco como qualquer outro homem.

Dalila esperou que dormisse no seu colo, e quando ele estava mergulhado num sono profundo, chamou um homem, que lhe cortou os cabelos.

Quando acordou, ainda acreditava possuir a sua força. Apenas no momento em que os filisteus vieram buscá-lo se deu conta de que a sua energia o abandonara. Os filisteus perfuraram os seus olhos e prenderam-no com algemas de bronze.

Depois de algum tempo, tiraram Sansão da prisão para humilhá-lo em público. Levaram-no para o templo principal e puseram-no entre os dois grandes pilares sobre os quais a imensa construção se apoiava. O local estava lotado para ver o super-homem derrotado. Mas, Sansão orou ao Senhor para que Ele lhe devolvesse a força, mesmo que só por um momento.

O Senhor atendeu a sua prece. Sansão agarrou os pilares, jogou o seu peso contra eles, os pilares ruíram, o grande templo desabou, caindo em cima da multidão.

Os filisteus, incluindo Dalila, foram mortos, e Sansão, o homem de força descomunal, morreu com eles.

Sem comentários: