Traição: Sansão e Dalila
Na época bíblica, um homem chamado Sansão, dotado de grande força física, apaixonou-se por uma sacerdotisa filisteia de nome Dalila.
Impedida pelo pai de se casar com Sansão, a bela Dalila escolhe o amor pelo seu povo e a pedido de líderes filisteus aceitou descobrir qual a fonte da força de Sansão.
Por três vezes, perguntou a Sansão de onde vinha a sua grande força e ele por três vezes a enganou.
Primeiro disse-lhe que perderia a sua força se o amarrassem com sete fibras novas de arco, que não tivessem sido postas para secar; depois, se o prendessem com cordas novas, que ainda não tivessem sido usadas; e por último, se tecessem as sete madeixas da sua cabeça com uma rede e a apertassem com um grampo.
Cada vez que o herói adormecia, Dalila fazia o que lhe havia dito, mas quando os filisteus o vinham prender, ele continuava com a sua força.
Dia após dia, a sacerdotisa pressionou Sansão duramente. Finalmente ele contou o seu segredo:
— Uma lâmina jamais passou na minha cabeça... se os meus cabelos forem cortados, a minha força abandonar-me-á e então ficarei fraco como qualquer outro homem.
Dalila esperou que dormisse no seu colo, e quando ele estava mergulhado num sono profundo, chamou um homem, que lhe cortou os cabelos.
Quando acordou, ainda acreditava possuir a sua força. Apenas no momento em que os filisteus vieram buscá-lo se deu conta de que a sua energia o abandonara. Os filisteus perfuraram os seus olhos e prenderam-no com algemas de bronze.
Depois de algum tempo, tiraram Sansão da prisão para humilhá-lo
O Senhor atendeu a sua prece. Sansão agarrou os pilares, jogou o seu peso contra eles, os pilares ruíram, o grande templo desabou, caindo em cima da multidão.
Os filisteus, incluindo Dalila, foram mortos, e Sansão, o homem de força descomunal, morreu com eles.
Sem comentários:
Enviar um comentário