quarta-feira, setembro 20, 2006

Deusa Hestia

Héstia é a deusa da lareira ou do fogo queimando numa lareira redonda e é a menos conhecida dos deuses olímpicos.

Héstia era a filha primogénita de Réia e Crono, a irmã mais velha da primeira geração de deuses olímpicos, e a solteirona da segunda. Por direito da progenitura, era uma das doze deusas olímpicas principais, mas não podia ser encontrada no Monte Olimpo, e não fez nenhum protesto quando Dionísio, deus do vinho, cresceu em proeminência e a substituiu como uma das doze. Por não tomar parte nos romances e guerras, que então ocupavam a mitologia grega, é a menos conhecida dos principais. Contudo, foi grandemente honrada, recebendo as melhores ofertas feitas pelos mortais aos deuses.

Ela é descrita como "aquela virgem venerável, Héstia", uma das três que Afrodite foi incapaz de dominar, persuadir, seduzir ou provocar um desejo de prazer.

Afrodite induziu Poseidon, deus do mar, e Apolo, deus do sol, a se apaixonarem por Héstia. Ambos a queriam, mas Héstia recusou-os firmemente, prestando juramento de que permaneceria virgem para sempre. Então, conforme o "Hino de Afrodite" Zeus concedeu-lhe um lugar no centro da casa para receber o melhor em ofertas. É honrada em todos os templos dos deuses, e é a deusa venerada por todos os "mortais". Os dois hinos homéricos a Héstia são invocações, convidando-a a entrar em casa ou no templo.

1 comentário:

Liandra disse...

esse mito acaba de salvar minha vida
rsrs.....(era meu trabalho de história)
um mito muito interessante...
bjim