quinta-feira, novembro 16, 2006

Mudança

Hoje, sentei-me numa cadeira especial, uma cadeira por onde passaram já dezenas, senão centenas de mulheres, e por isso não deveria apelidada de especial...

Poderia ter sido a cadeira de um dentista, de um psicólogo ou simplesmente a cadeira de casa, mas não, foi a de um cabeleireiro.

Assim que me sentei, pensei: porque é que estou aqui? Porque razão preciso de mudar de penteado? Para quê?

As mudanças na nossa vida iniciam-se por um sinal, algo que não nos agradou em determinada altura e agimos para o transformar… O simples gesto de me contemplar ao espelho poderia ter sido crucial, olhar e não gostar do penteado, porém não foi isso…

Senti que a minha alma, a minha mente, a minha personalidade precisava de um abanão, de uma sacudidela. É verdade, não me apercebi disso sozinha, tive ajuda de uma pessoa…

Foi um pequeno sinal que me iluminou. Deparei-me com uma criatura que andava a sofrer sem motivos concretos, uma personagem que dedicava demasiado tempo à realização profissional e que se esquecia de sair de casa sem ser só para o emprego ou para a universidade. Uma mulher que precisava de se divertir e olhar o mundo com desejo de o conquistar, com uma ambição desmedida, com paixão pela vida.

Decidi começar pelo cabelo, é uma extremidade do nosso corpo, é essencial para o nosso aspecto e um dia no cabeleireiro dá-nos outro ânimo.

Mas a pergunta continuava: Para quê?

As mulheres embelezam-se para quem? Para elas próprias ou para os homens (pessoa amada, marido…) ou para conquistar?

Algumas responderão que é para se sentirem bem, porque quem não gosta de si próprio não gostará do próximo. Contudo, será que é só para quando admirarmos o reflexo gostarmos do que vemos? Será só para nos amarmos?

Não.

Eu não acho.

Sejamos sinceras, nós arranjamo-nos, mudamos de penteado, vestimo-nos bem, maquilhamo-nos para eles (ou elas, depende da escolha sexual). Para eles nos apreciarem, para os conquistar ou para os manter debaixo do nosso território.

O nosso objectivo é sermos belas para eles.

Sem comentários: