terça-feira, novembro 28, 2006

O que é amar?

Amar significa muito mais do que desejo-te ou gosto de ti.
Amo-te é uma palavra com demasiados significados e não deve ser utilizada de ânimo leve.
Amar é não conseguir viver sem, é dar a vida por, é ir contra tudo e contra todos, é desejar, é querer acarinhar, engloba amizade, compreensão, confiança...

Há quem diga "amo-te" a todo o instante.
Eu não consigo. Para uma pessoa como eu, "amo-te" só sai quando tenho a certeza, quando não existem dúvidas de que aquele homem é tudo para mim, de que é o homem da minha vida. Para mim é mais do que uma simples palavra, é a imagem da personalidade de um sujeito.

Pronunciar "amo-te" é fácil, senti-lo é mais difícil. Para quê proferi-lo, se passado uma semana já é "Ah, desculpa, mas afinal não dá" ou "Aquilo que sinto por ti não é suficientemente forte" ou "Já não te amo como antes".
Eu pergunto-me há amor de primeira e de segunda categorias? O que é "amo-te hoje menos do que ontem"?
Ou se ama verdadeiramente ou não?

A quele amor pode a certa altura já não nos satisfazer, mas já não amarmos como antes? Isso são vocábulos bonitos que utilizamos quando não queremos magoar a outra pessoa...
A verdade nua e crua é: amo-te ou não te amo!

Sem comentários: