Nova Era
O novo período avizinha-se, novos tempos virão…
Hoje apresento-vos uma nova figura da mitologia grega: HERA.
Hera, segundo a mitologia grega, é a deusa da vegetação. É irmã e mulher de Zeus, e mãe dos deuses Hefestos (deus ferreiro), Ares (deus da guerra) e Hebe (a juventude florida).
Venerada como rainha dos deuses em Esparta, Samos, Argos e Micenas, tinha entre as duas últimas cidades um templo famoso para abrigar uma bela estátua sua, esculpida em ouro e marfim por Policleto (um dos mais notáveis escultores gregos).
Apesar de Hera figurar como deusa da vegetação, foi considerada rainha do céu e protectora da vida e da mulher. Esta última característica tornava-a também protectora da fecundidade e do matrimónio.
As crises de ciúme provocadas pelas infidelidades do seu esposo, Zeus, marcaram o comportamento da deusa grega, levando-a à perseguição das suas amantes e dos filhos oriundos dessas uniões. Chegou mesmo a tentar matar Hércules quando este ainda era bebé.
Hera interveio com muita frequência nos assuntos humanos: protegeu os Aqueus (grupo indo-europeus) na guerra de Tróia e velou, igualmente, pelos argonautas, para que o seu barco passasse sem perigo pelos temíveis rochedos de Cila e Caribde.
Os seus atributos são o ceptro, o diadema, o véu (associado à mulher casada) e o pavão (símbolo da Primavera).
Na Mitologia Romana, Hera foi identificada com a deusa Juno.
Sem comentários:
Enviar um comentário