quarta-feira, abril 25, 2007

Artes de seduzir


Desde os primórdios que os homens e as mulheres se galanteiam de diversas formas. No entanto, a questão de quem começa a sedução é muitas vezes colocada. Como é natural, a resposta a essa pergunta difere tendo em conta o sujeito. O sexo feminino acredita que é ela que inicia o jogo; o macho refutará, dizendo que os homens é que conquistam.

Na verdade, alguns estudiosos na matéria confirmam que a mulher arrasta o homem para um jogo de sedução, acrescentando que o casamento é o fim desse jogo, em que se encontra o vencedor e o vencido.

Nessa altura, “a mulher passa de princesa – por quem se faziam estrofes e se cruzavam espadas - a virtuosa e obscura matrona que [tem] por diante muito mais de meia vida para ruminar, em solidão, a recordação ou saudade daquelas poéticas e inspiradas homenagens à sua beleza e, possivelmente, para comprovar a sua fraude: Ela sabe que a sua derrota está na sua fraqueza em aceder aos desejos e aos rogos do homem. O mancho lança-se numa guerra de bloqueio contra a virtude feminina que é uma torre ameada onde a mulher defende a sua castidade. Se o baluarte da virgindade for invencível, a sua vitória será o matrimónio. O caçador caiu nas suas próprias malhas: ficou caçado e um marido mais entra para o grémio.”

in As artes de amar da burguesia

Foto: Carmel Skutelsky

Sem comentários: