sexta-feira, abril 27, 2007

Locais de sedução

Nos finais do século XIX, o Patriarca proibia o namoro na Igreja por o considerar ofensivo para o culto. Contudo, isso não impediu que estas práticas continuassem nem que a igreja permanece-se o local privilegiado de sedução e galantearia. Aliás, eram conhecidos “tratados fáceis sobre a forma de namorar durante a missa”.

TRATADO FÁCIL SOBRE A FORMA DE NAMORAR DURANTE A MISSA

REGRAS PARA SENHORAS E MENINAS

Quando o namoro está no começo

Para se dizer:

Gosto muito de si – aperta-se o missal fechado entre as mãos.

Não lhe posso falar – deixa-se cair o livro.

Escreva-me – abre-se o livro e folheia-se devagar.

Apareça-me à noite, que eu estou à janela – folheia-se o livro depressa.

Quando o namoro está adiantado

Porque não apareceste ontem? – bate-se com o livro fechado na mão esquerda.

Quero muito falar-te – bate-se com o livro aberto na mão direita.

Hoje não posso falar-te – baixa-se muito a cabeça quando toca a Santos.

Não penso senão em ti – erguem-se os olhos para o tecto da igreja.

A criada tem uma carta para entregar-te – deixa-se cair o braço esquerdo com o livro aberto na mão.

O papá (ou a mamã) anda desconfiado com o nosso namoro, é preciso cautela – coça-se o nariz com o livro fechado.

Estou zangado contigo; atraiçoas-me – aperta-se com uma das mãos o livro contra o peito.

Porque não tens escrito? – fecham-se os olhos voltados em direcção ao namorado.

Sem comentários: