quarta-feira, junho 20, 2007

Jezabel



Jezabel foi uma princesa fenícia casada com o rei Acab de Israel.


O seu casamento com Acab foi o resultado de uma aliança que tinha como objectivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia.


Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os profetas do Deus Baal e os profetas da Deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade).


Aparentemente o seu próprio marido sentiu-se atraído pelo culto destes deuses, relegando o seu Deus para segundo plano. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto devido à perseguição promovida pela rainha.


A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias. Numa espécie de concurso religioso, Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram, pretendendo desta forma o Livro de Reis mostrar como o Deus de Israel era a única divindade. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá.


Mulher determinada e independente, Jezabel não olhava a meios para conquistar os seus objectivos. Acab desejava a vinha de Nabot, mas este recusou-se a vendê-la. Sabendo-se disto, Jezabel envolveu-se na questão, enviando cartas em nome do marido aos chefes de Jezrael, ordenando a detenção de Nabot por blasfémia contra Deus e contra o rei. Segundo a lei da época, a propriedade de alguém que tivesse cometido estas acções passaria para o rei. Nabot foi executado e ela presenteou o marido com a vinha.


Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando ela soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha.


Depois de ter feito uma refeição no palácio, Jeú ordenou que a Jezabel fosse sepultada, dado que se tratava da filha de um rei. Segundo o Primeiro Livro de Reis, os servos do palácio apenas encontraram o crânio, os pés e as mãos da rainha.


Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher sedutora sem escrúpulos.

Sem comentários: